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L3 Talks - Vendas

3 coisas que você precisa saber sobre o processo de vendas

Existem diversas metodologias de vendas que você pode aplicar à sua empresa. Porém, tem alguns que não dão mais certo atualmente, como por exemplo o modelo de vendas tradicional de “vender a qualquer custo”.

Se a sua empresa ainda faz isso, é hora de rever algumas coisas, pois ao adotar essa estratégia:

  • A empresa estimula a competição entre os profissionais de venda de forma predatória e até mesmo desleal
  • As vendas serão forçadas, inclusive para clientes que não tem o perfil que a sua empresa busca.
  • Não há real interesse em acompanhar o sucesso do cliente e nem preocupação com a qualidade do serviço prestado por parte do time de vendas.

Independente da estratégia que a sua empresa escolher, há três ações que são imprescindíveis para o sucesso do negócio: 

Criar um plano de sucesso antes de fechar um contrato

Cada cliente tem uma visão diferente do que é, de fato, sucesso. Por isso, você deve criar essa visão  junto com ele. Dessa forma ele já sabe o que esperar e tende a ficar mais tempo com você. Alinhar as expectativas é crucial antes de fechar qualquer negócio.

Para isso, defina algumas metas e responsabilidades, tanto para você quanto para o cliente. Mantenha o processo simples, de forma que qualquer um consiga entender o que precisa ser feito e porquê. Quanto mais os clientes conseguirem enxergar o próprio sucesso, mais rápido eles vão querer fechar negócio com você.

Não empurre as vendas

O plano de sucesso vai ajudar o cliente a puxar a venda, ou seja, vai inverter o fluxo do ciclo de vendas. Em vez de você empurrar a venda a qualquer custo, o cliente vai entender a solução que você oferece e vai solicitar o fechamento. Se você tentar forçar a venda a qualquer custo, pode atrair clientes que não tenham o perfil ideal que você busca.

No fim do dia, o que seu cliente quer é resolver os próprios problemas e fazer sua própria empresa crescer. Mantenha em mente que o seu papel é solucionar esses problemas, dessa forma você vai conseguir criar uma visão e plano de sucesso eficientes que vão puxar a venda.

Focar no sucesso do cliente após fechar negócios

A responsabilidade pelo sucesso do cliente não pode ser transferida exclusivamente para o produto ou serviço que você vendeu. É necessário que a sua empresa tenha uma pessoa na equipe que fique responsável por atender o cliente após a venda, se não houver, você deve assumir essa responsabilidade. Afinal, clientes felizes são os melhores promotores da sua marca, além de ser muito mais barato manter um cliente do que prospectar novos.

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