• Home
  • L3 Talks
  • Case EDP: como se preparar para abertura do mercado

Case EDP: como se preparar para abertura do mercado

EDP e as mudanças do mercado de Energia

O cenário de energia está mudando. Antes, as concessionárias distribuíam a energia e o consumidor pagava uma tarifa mensal, regulada pelo governo, por geração e distribuição. A previsão é que, até 2024, ocorra a abertura do mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão (inferior a 500 kw). Dessa forma, o cliente final poderá escolher de quem vai comprar. Essa ação empodera o consumidor e deixa para trás as bandeiras tarifárias do governo.

O desafio na EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. 

A empresa apresentava um backlog muito grande de projetos de Customer Experience. Não sabia como mapear e priorizar as oportunidades de inovação, bem como o esforço e impacto. A falta de clareza e produtividade dos processos envolvendo CRM também foi um desafio, junto às muitas reclamações recebidas durante os atendimentos relacionados às áreas internas de vendas.

A solução 

Realização da sessão de ideação do Business Assessment, utilizando técnicas de Design Thinking e Canvas, baseado no método L3. Todos os diretores e gerentes das áreas de vendas, energia solar, varejo e canais participaram do levantamento de processos e priorização das oportunidades de backlog, de acordo com seu esforço e impacto.

Na sequência, foi criado um mapa de valor de negócio, por meio de entrevistas com os principais decisores de negócio, baseado no que foi priorizado na sessão de ideação. Dessa forma, foi possível identificar quais os benefícios/indicadores que seriam alcançados e/ou melhorados, uma vez que as oportunidades de inovação priorizadas fossem alcançadas.

O resultado

  • Mapeamento detalhado da jornada de Customer Experience, possibilitando aumento da receita e redução de custos.
  • Criação da primeira área de CX na EDP — São Paulo.
  • Entrega do Mapa de Valor do cliente, com o plano detalhando os pontos de melhoria e sugestões para cada tomada de decisão.

Faça como a EDP

Assim como a EDP, você pode contar conosco para transformar o seu negócio. Somos uma consultoria de Digital Transformation que ajuda empresas a entregarem uma excelente experiência para os clientes, tomar decisões baseadas em dados e reduzir custos com automação de processos. Entregamos um mapa para a Transformação Digital de acordo com as necessidades do seu negócio.

Por isso, criamos um método para conectar tecnologia com negócios, focado em pessoas. Afinal, TI é sobre pessoas. Vamos preparar os seus colaboradores, aprimorar a sua tecnologia e levar o seu negócio para o futuro.

Conheça o nosso checklist de Transformação Digital e agende um horário com um de nossos especialistas.

Veja mais

Tags:

Nosso site utiliza cookies de navegação e dados pessoais para aumentar a segurança e proporcionar a melhor experiência de navegação. Ao acessar e navegar você afirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.