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L3 Talks - Inteligência Artificial

Copilot: o seu novo companheiro de produtividade e resultados

Esse ano a Microsoft realizou uma pesquisa sobre tendências de negócios que apontou que 9, em cada 10 profissionais, esperam utilizar a inteligência artificial para aumentar a produtividade. Foi assim que a Microsoft estabeleceu a parceria com a OpenAI e desenvolveu ferramentas utilizando o mesmo mecanismo do Chat GPT. Conheça o Copilot, o aplicativo que usa IA moderna e modelos de linguagem ampla (LLMs), como GPT-4, para auxiliar pessoas em tarefas complexas.

Microsoft e OpenAI: onde tudo começou

Para inserir a Open AI no universo Microsoft, foi necessário criar uma camada intermediária entre os aplicativos e o usuário. Além de ser uma camada de segurança, ela também serve para fundamentar (grouding) e processar o modelo. 

O sistema Copilot é composto por:

Componentes Copilot

  • Aplicativos do universo 365 (Word, Excel, PowerPoint, Teams, etc).
  • Microsoft Graph (seus dados, sejam eles emails, conversas, arquivos, reuniões, etc — esse é um dos componentes mais importantes, pois é o que vai traduzir o prompt do usuário para uma ação).
  • Large Language Model (inteligência que vai “traduzir” a comunicação de uma ponta para a outra).

Como o Copilot funciona:

A interface que conecta o usuário com a inteligência artificial é o Business Chat, que apresenta a mesma lógica do Chat GPT.

O usuário envia uma pergunta em texto (no momento, disponível apenas para a língua inglesa). Envio do comando para o Copilot

A pergunta (prompt) é pré-processada e enriquecida, no processo de grouding, com seus dados de reunião, emails, arquivos, etc, utilizando o Microsoft Graph. Isso vai melhorar a qualidade do prompt, garantindo que as respostas geradas sejam relevantes para o contexto. É ele que vai fornecer o contexto de negócios ao Copilot.

A pergunta (prompt) é pré-processada e enriquecida, no processo de grouding, com seus dados de reunião, emails, arquivos, etc, utilizando o Microsoft Graph. Isso vai melhorar a qualidade do prompt, garantindo que as respostas geradas sejam relevantes para o contexto. É ele que vai fornecer o contexto de negócios ao Copilot.

O LLM vai receber o prompt enriquecido com os dados do usuário e vai gerar uma resposta.

O LLM vai receber o prompt enriquecido com os dados do usuário e vai gerar uma resposta.

Diferente do Chat GPT, a resposta não volta para o usuário final, ela é pós-processada pelo Copilot. Isso acontece para que o Copilot faça as análises de segurança, privacidade e conformidade e consiga gerar comandos para os aplicativos M365. e gera comandos de aplicativo.

O LLM vai receber o prompt enriquecido com os dados do usuário e vai gerar uma resposta.

Por fim, o Copilot envia uma resposta de volta para o usuário, combinando dados relevantes com os comandos do aplicativo. Ou seja: ele envia uma solução de aplicação imediata.

Sem o Copilot, o usuário poderia receber de volta algumas referências de dados ou fórmulas que precisariam de manipulação no Excel, por exemplo. O pós-processamento já faz toda a análise e correções para o usuário final.

Por fim, o Copilot envia uma resposta de volta para o usuário, combinando dados relevantes com os comandos do aplicativo. Ou seja: ele envia uma solução de aplicação imediata.

Na prática, o que acontece é:

Disponibilidade

O Copilot vai ter integração com toda família Microsoft, incluindo:

  • Office 365 (Word, Excel, Power Point, Teams e Outlook)
  • Dynamics 365 (Viva Sales, Marketing, Customer Insights e Customer Service) 
  • Power Platform (Power Bi e Power Apps e Power Virtual Agents)

A ferramenta está em fase de testes, por isso está disponível apenas para alguns usuários. Para ficar por dentro dos próximos lançamentos e atualizações da ferramenta, acompanhe o calendário oficial de releases da Microsoft, clique aqui.

Apesar disso, você já pode preparar a sua empresa para receber a inteligência artificial. Clique aqui e saiba como a L3 pode te ajudar.

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