O Power Platform é composto pelo Power BI, Power Apps, Power Automate e pelo Power Virtual Agents. Todos eles vão ser capazes de receber, via texto, comandos em linguagem natural, graças à integração com o Copilot. Dessa forma, será ainda mais fácil, rápido e mais barato criar projetos e desenvolver aplicativos e relatórios. O Copilot conecta-se com conectores, Cloud Flow e Plugins, o que permite que os usuários acessem, atualizem e transformem seus dados em tempo real. Tudo isso dentro, apenas, do ecossistema da Microsoft, com a segurança e os limites que você já utiliza.
Os dados não deixam o ambiente da Microsoft Cloud e não são utilizados para treinar AI para outros clientes ou para o Chat GPT. Além disso, o ambiente conta com moderação de conteúdo para solicitações maliciosas, filtragem de “alucinações”, justiça e política inclusivas. Os ambientes gerenciados vão ter ainda mais governança, com um catálogo unificado de modelos e componentes.
Confira um resumo das principais novidades apresentadas no evento ‘Microsoft e Open AI: como gerar valor para o seu negócio com as novas ferramentas’:
Copilot e Power BI
Com o Copilot no Power BI você transforma os dados em insights em questão de segundos utilizando a linguagem natural. É possível pedir para o Copilot:
- Criar novos relatórios interativos e personalizados a partir de relatórios já existentes, mas com novos objetivos/visualizações.
- Realizar análises para encontrar padrões de comportamento entre os dados e gerar novos insights e predições, através da criação de novos relatórios de tendências.
- Adaptar estilos, formatação e design de novos relatórios com base no estilo de relatórios já existentes.
- Criar uma descrição resumida de texto com os principais highlights do relatório e citações de onde os dados foram retirados.
Copilot no Power Apps
A promessa para o Copilot no Power Apps é levar a produtividade tanto para os fabricantes, quanto para os usuários finais.
Ao criar uma primeira versão editável do aplicativo, com base no prompt de linguagem natural, o Copilot utiliza fontes da internet para criar um esquema básico que gera dados subamostrados e cria uma prévia para validação das informações, em seguida uma tabela no dataverse para criar um app inteligente e moderno sobre essa tabela.
Além disso, é possível adicionar o Copilot dentro do próprio aplicativo para o usuário final. Seja um novo app ou algum que já exista.
Copilot e Power Automate
O Copilot vai ajudar desenvolvedores a criarem ações personalizadas em fluxos de trabalho, facilitando a interação com os aplicativos internos. Conforme a Microsoft, será possível:
- Criar fluxos com base no prompt de linguagem natural.
- Configurar conexões com o seu nome.
- Responder perguntas referentes ao fluxo e editá-lo.
Copilot e Power Virtual Agents
Para saber sobre o Copilot no Virtual Agents, confira o artigo sobre o Copilot no Dynamics 365. Esse módulo foi movido para esse artigo, pois está dentro da cadeia de atendimento do usuário.
Disponibilidade
O Copilot vai ter integração com toda família Microsoft, incluindo:
- Office 365 (Word, Excel, Power Point, Teams e Outlook)
- Dynamics 365 (Viva Sales, Marketing, Customer Insights, Customer Service, Virtual Agents,
- Power Platform (Power Bi e Power Apps)
A ferramenta está em fase de testes, por isso está disponível apenas para alguns usuários. Para ficar por dentro dos próximos lançamentos e atualizações da ferramenta, acompanhe o calendário oficial de releases da Microsoft, clique aqui.
Apesar disso, você já pode preparar a sua empresa para receber a inteligência artificial. Clique aqui e saiba como a L3 pode te ajudar.