L3 Talks - Customer Experience

CRM: Como escolher a melhor ferramenta

O CRM é uma das principais práticas dentro da jornada de Customer Experience. Por isso, a escolha da ferramenta que vai fazer a gestão do relacionamento com o cliente é crucial. Existem alguns critérios que precisam ser observados antes de tomar essa decisão. Mas antes de olhar o que o mercado tem disponível para você, é preciso olhar para a sua empresa.

Analise as necessidades da sua empresa

Muitas pessoas acreditam que o custo de um serviço está atrelado a qualidade da entrega. Mas não levam em consideração se isso atende suas necessidades. Por isso, essa reflexão é muito importante antes de escolher a ferramenta. Afinal, o CRM vai ser o coração da sua relação com os clientes e negócios. Por isso, você deve fazer algumas considerações, como:

  • Qual o tamanho da minha empresa?
  • Quantos colaboradores trabalham aqui?
  • Como o ciclo de vendas ocorre na empresa?
  • Como é a jornada do cliente dentro da empresa?
  • Quais profissionais e áreas atuam no ciclo de vendas?
  • O quanto a empresa deseja crescer?

Essa reflexão vai ajudar a entender qual é a sua real necessidade em relação a uma ferramenta CRM. Além de deixar claro o quão complexa ela precisa ser. Agora, é hora de olhar o que o mercado tem a oferecer, de acordo com o que você procura.

6 qualidades de uma boa ferramenta de CRM

Você já sabe o que está buscando. Para te ajudar na tomada de decisão, existem 6 qualidades para ficar de olho na hora de contratar a ferramenta de CRM. São elas: 

A ferramenta de CRM deve ser simples e fácil de utilizar

A ferramenta precisa ser simples e fácil de usar. Não há nenhum mistério ou fórmula mágica por trás disso. Quanto mais simples, mais rapidamente os colaboradores vão aprender a usar. Por isso, a análise da sua empresa é importante. Você vai escolher as funções de acordo com a realidade da empresa, modelo de negócios e os objetivos. Além disso, é importante que você escolha uma ferramenta que escale junto com o seu negócio. Ou seja, à medida que o seu negócio cresce e fica mais complexo, mais funcionalidades serão adicionadas ao CRM.

Além disso, é importante considerar a mobilidade da ferramenta. Ou seja, ela está disponível para mobile? Os dados estão armazenados em nuvem? Isso é importante, porque nem sempre os colaboradores estarão em frente ao computador. Principalmente se seus vendedores costumam ir até os clientes para realizar a venda. A ferramenta precisa estar disponível em todos os formatos.

Customização da ferramenta

Esse é um dos pontos mais importantes. Pois, cada empresa possui uma estratégia única, baseada em um público específico e um modelo de negócios. Seja ele B2C ou B2B. Por isso, é muito importante utilizar uma ferramenta que permite customizações. Tanto para estratégias. Quanto para atender diferentes tipos de consumidores. E em diferentes níveis do funil de compras. Se não for possível adaptar a ferramenta para a realidade da empresa, então você deve escolher outra opção. 

Integração com as ferramentas já utilizadas pela empresa

A ferramenta de CRM vem para automatizar os processos. Além de facilitar o trabalho dos colaboradores, em diferentes departamentos. Por isso, uma boa ferramenta será aquela que possui APIs para integrar com os softwares que a empresa já utiliza. Ela entra para acelerar o seu negócio. Tanto para integrações internas, quanto para e-mails, ligações e redes sociais. E tudo mais que esteja relacionado com a Experiência do Cliente na empresa.

A ferramenta de CRM deve oferecer armazenamento seguro de dados

A força motriz do CRM são os dados armazenados nele. Com isso, será possível gerar os mais diversos tipos de relatórios, com base nas estratégias adotadas. Dessa forma, é possível identificar pontos de melhoria, gargalos e acertos. Além de identificar o desempenho dos colaboradores.  Por isso, quando falamos em armazenamento, precisamos levar dois pontos em consideração. A qualidade e a segurança dos dados.

Quando falamos em qualidade, estamos nos referindo a dados reais e de fontes seguras. Essa parte é responsabilidade da sua empresa. E quando falamos de segurança de dados, falamos sobre a forma como os dados são armazenados. Não pode existir nenhum tipo de falha na segurança, nenhuma possibilidade de vazamento de dados. Quem deve garantir isso é a empresa fornecedora do CRM.

Relatórios customizados e de fácil acesso

Cada área irá utilizar o CRM para uma finalidade específica, de acordo com as demandas diárias. Por isso, é importante que a ferramenta tenha capacidade de gerar relatórios customizados, com os dados que o colaborador selecionar. Dessa forma, é possível olhar de forma analítica para o desempenho do negócio. Porém, ressaltamos aqui que a inserção dos dados na plataforma é inteiramente de responsabilidade da sua empresa e colaboradores. Por isso é importante utilizar dados de qualidade. 

Suporte da equipe do sistema

Nenhuma implementação é feita por pessoas que não sabem o que estão fazendo. Mesmo que você esteja apto para executar dentro da empresa, você precisa ter o suporte da equipe do CRM.  Tanto no momento inicial de implementação e educação da equipe. Quanto posteriormente, quando surgirem dúvidas e possíveis erros. Por isso, ao escolher uma ferramenta de CRM, considere a forma como a equipe presta o suporte. Isso também precisa atender as necessidades da sua empresa.

Dica bônus: Teste a ferramenta antes de fechar negócio

A maioria das principais ferramentas de CRM hoje possui um período de teste. É importante que você se aproveite disso para identificar se essa é a escolha certa. Invista tempo e veja se o sistema escolhido atende a todos os critérios de qualidade anteriores. Mesmo que você descubra que o CRM escolhido não é o ideal, você adquiriu conhecimento. E conseguirá utilizar isso a seu favor na próxima ferramenta que for testar.

Dica bônus 2: L3 indica

A L3 é uma empresa de consultoria em tecnologia e transformação digital. Ao longo dos últimos quinze anos, já auxiliamos na implementação dos mais diversos tipos de CRM. E, por isso, somos capazes de recomendar dois parceiros que atendem os seis critérios de qualidade.

HubSpot CRM

A HubSpot é uma das empresas mais famosas e respeitadas quando o assunto é CRM. Principalmente porque realiza entregas de alta qualidade. Além de possuir um plano inicial completamente gratuito. Atendendo assim pequenas, médias e grandes empresas. A HubSpot oferece um sistema completo. Para atender todos os departamentos da sua empresa.

Dynamics 365

O Microsoft Dynamics ou Dynamics CRM é um dos favoritos de grandes companhias B2B. Recomendado pela Gartner, Forrester e L3. A Microsoft criou uma solução para atender ERP e CRM em uma única ferramenta, totalmente customizável. Além disso, mescla a análise avançada e aprendizado de máquina para gerar os melhores insights.

Quer saber qual das duas opções é a melhor para o seu tipo de negócio?

Fale conosco que iremos te ajudar. Somos especialistas em HubSpot e parceiros Microsoft há mais de 10 anos.

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