L3 Talks - Data Driven

Data Driven: o que é e para que serve?

Data Driven significa, em tradução livre, “orientado a dados”. Segundo artigo publicado pela McKinsey, até 2025 as integrações Data Driven serão parte do dia-a-dia. Além disso, afirmam que a maioria das pessoas vai utilizar dados para otimizar todos os aspectos possíveis do seu trabalho. A consultoria Gartner reforça isso, com o relatório “Over 100 Data and Analytics Predictions Through 2025”. Confira os principais tendências:

  • Até 2024, 75% das empresas terão estabelecido um Centro de Excelência focado em dados e análises (D&A). A fim de apoiar iniciativas e evitar falhas corporativas.
  • Para 2024, 60% dos dados usados para desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial e Analytics sejam gerados sinteticamente.
  • Até 2024, 30% das organizações vão investir em plataformas de governança de dados e análises. A fim de aumentar o impacto nos negócios de insights confiáveis e novas tendências.
  • Até 2025, 80% das iniciativas de governança de dados e análises focadas em resultados de negócios serão consideradas capacidades essenciais de negócios.

Mas afinal, o que é uma “Empresa Data Driven”?

Uma empresa Data Driven é aquela que coleta dados gerados a partir de fontes confiáveis e verdadeiras. Analisa-os e os transforma em conhecimento para a tomada de decisão. Ou seja, é a empresa que  combina dados internos e externos com a experiência humana para tomada de decisões mais assertivas.

Você pode estar pensando que a sua empresa já faz isso. Entretanto, segundo o estudo Data Paradox, da Dell de 2021, em parceria com a Forrester, apesar de 73% das empresas no Brasil terem modelos de negócios Data Driven. Além disso, apenas 28% conseguem tratá-los de forma adequada. Ademais, o relatório mostrou que quase metade das empresas brasileiras (47%) ainda está no estágio inicial do uso de dados em suas operações. E que 76% está coletando mais dados do que pode processar.

Inegavelmente, esses números são resultado da falta de ferramentas e processos claros. Nesse sentido, a ausência de uma cultura Data driven implica em barreiras no trabalho dos profissionais. A prova disso é que 63% das empresas reclamam do volume de dados que não atendem aos requisitos de segurança. Além disso, 59% afirmam que as equipes estão sobrecarregadas com o excesso de informações.

Ademais, outro ponto importante a ser considerado, é a pluralidade de termos relacionados à Data Analytics e Data Manager. Como Data Driven Marketing, Data Driven Ops, Data Driven Sales, etc.Sendo assim, considerando o universo corporativo, toda vez que nos referirmos a “Data Driven” a partir desse momento, vamos considerar o conceito de Data Driven Business. Ou empresa orientada a dados.

Nesse modelo, todos os gestores e colaboradores, independente de seu departamento, têm sistematizações baseadas em dados. Sendo assim, é possível construir uma  operação com geração de demandas e receitas previsíveis. Além de serem sustentáveis a longo prazo.

Quais as vantagens de uma cultura Data Driven?

Redução de custos

Após implementar a cultura Data Driven, é possível aproveitar todos os recursos ao máximo. Afinal, todas as ações são baseadas em dados sólidos. Estes geram insights e mostram o melhor caminho a seguir. Com isso, é possível reduzir custos desnecessários.

Otimização de recursos e processos

Ao centralizar todos os dados em um único local, por meio de fontes confiáveis, é possível fornecer insights para os colaboradores. Com isso, eles conseguem tomar decisões que vão gerar alto impacto de forma mais rápida e assertiva. Ademais, também será possível otimizar o uso de recursos, como investimentos, horas dedicadas a projetos, etc.

Além disso, é possível trocar informações entre setores. Isso pode ajudar a identificar gargalos. Além disso, também pode otimizar processos entre departamentos. Afinal, as equipes trabalham unidas e de forma melhor. Ademais, operações bem integradas entregam uma melhor experiência ao cliente.

Negócio Data Driven: previsível e escalável

A cultura Data Driven fornece maior previsibilidade ao negócio como um todo. Tanto no presente quanto para tendências futuras. Além de permitir mensurar com precisão o retorno de cada investimento, entre outros indicadores de gestão. Com isso, é possível montar uma operação altamente escalável. Pois agora é possível identificar exatamente o que está dando resultado e replicar. Além de uma receita previsível.

Melhora contínua da Experiência do Cliente

A partir dos insights gerados, é possível compreender as reais necessidades e prioridades do público consumidor. Sendo assim, com base nessas informações,  é possível melhorar ainda mais o produto ou serviço. Além disso, é possível realizar otimizações de ponta a ponta no processo de Experiência do Cliente.

Tenha cuidado!

Os insights são grandes aliados das empresas que vão transformar o futuro. Entretanto, é preciso avaliar e elencar os dados que são realmente úteis. O excesso pode ser um inimigo se não houver uma preparação antes de iniciar a implementação da cultura Data Driven.

Diante desse cenário, como ser uma empresa Data Driven?

A empresa que possui uma cultura Data Driven, utiliza os dados como base para toda e qualquer tomada de decisão de maneira assertiva. Sendo assim, essa estratégia funciona porque é apoiada por processos estruturados. Esses utilizam inteligência artificial e machine learning. Para orientar sua empresa a dados, existem alguns pontos de atenção que você deve analisar antes da escolha das ferramentas. São eles:

Propósito do Projeto

A definição inicial do propósito é um fator crítico fundamental. Afinal, esse será o norte de todas as ações na implementação de uma cultura Data Driven.

Por isso, todos devem compreender o porquê da iniciativa e quais os ganhos esperados.  Além disso, recomendamos que você atribua métricas e KPIs. Com isso, será possível mensurar o impacto que os esforços causaram no projeto. Além de identificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Apoio Executivo

Tornar a sua empresa orientada a dados implica em uma mudança cultural. Não é um movimento que acontece do dia para noite. Por isso, é fundamental que a alta diretoria demonstre apoio ao processo. Visto que é algo que vai impactar o dia a dia de todos os colaboradores da empresa. Uma vez que o propósito foi definido e os diretores demonstraram apoio, é hora de divulgar isso internamente para os demais colaboradores.

Governança

The Data Governance Institute (DGI) define “Governança de dados” como:

“Um sistema de direitos e responsabilidades para processos relacionados às informações, executado em concordância com modelos que descrevem quem pode realizar quais ações com quais informações, quando, sob que circunstâncias, e usando quais métodos.”

Ou seja, é um processo que diz respeito a políticas, processos e estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos. Com base na transparência e definições de regras claras de segurança e compliance, em conformidade com as leis vigentes de proteção de dados. Ela é a responsável por alinhar conceitos, pessoas, processos e tecnologias. De modo que deve ficar claro para todos quais são os papéis, responsabilidades e atribuições de cada um para a gestão das informações.

Qualidade de Dados

Quando pensamos em uma empresa Data Driven, estamos pensando em uma organização que tem processos baseados no uso de dados. Entretanto, antes de chegar nesse cenário é preciso ter estruturado o fluxo dos dados. Quais são as fontes, onde e como são armazenados e quem tem acesso para manuseá-los. Ou seja os dados precisam ter qualidade. Em outras palavras, os dados devem seguir um padrão pré-definido. E mais, devem ser aceitos por todos, para serem inseridos, elaborados e manipulados no sistema. Em linhas gerais, um dado de qualidade deve ser completo, seguir padrões pré-estabelecidos, ser claro, atualizado e correto. Além disso, deve ser consistente e possuir fontes e processos confiáveis e rastreáveis.

Interpretação de dados

O dado por si, não gera nenhum valor real. O que é feito com ele sim. A interpretação dos dados está relacionada ao uso do dado em si. Desde criação e formatação dashboards e relatórios simples e eficientes, fundamentados nos principais KPIs e indicadores de qualidade. A fim de conduzir a análise e tomada de decisão mais assertiva, tornando a empresa orientada a dados.

O impacto do Data Driven nas grandes empresas

A L3 é uma consultoria com mais de 15 anos, que ajuda empresas, por meio do método L3, com projetos inovadores de Aceleração Digital. Para melhorar o relacionamento com o cliente, reduzir custos com automação de processos e transformar dados em conhecimento para tomada de decisões assertivas.

Varejo

Uma rede varejista brasileira formada por lojas multi formatos (supermercados, hipermercados e minimercados operados pelo GPA) procurou a L3 para ajudá-los com a logística do seu novo Marketplace.

  • O desafio: A logística para inserir produtos no Marketplace era 100% manual, sendo necessário 60 funcionários para fazer apenas isso. Apesar disso, existiam 16,5 milhões de produtos duplicados no cadastro. Você leu certo, haviam mais de 16 milhões de itens duplicados na plataforma.
  • Solução: Criar um modelo de machine learning, capaz de identificar o produto pela imagem e descrição. Reconhecendo se já existe no catálogo ou não. O Marketplace ficou, então, com 1,5 milhão de produtos únicos. A inteligência tem margem de apenas 15% de erro. O que demanda apenas 1-2 funcionários, ao invés de 60. O que tornou o negócio escalável.
  • Tempo de Retorno de Investimento: 4 meses.

Para chegar nesse resultado, a L3 combinou práticas de Data Driven com Inteligência Artificial. Com o correto uso dos dados, 58-59 funcionários foram capazes de focar em atividades mais estratégicas e criativas. Além disso, os erros foram reduzidos drasticamente.

Finanças

Um grupo que conecta toda a cadeia do agronegócio por meio de soluções financeiras, há mais de 30 anos no Brasil, procurou a L3 para organizar a projeção de forecast dos departamentos.

  • O desafio: Devido ao seu grande número de clientes, a financeira precisava de um sistema que identificasse a projeção de forecast. Além disso, precisava ser de forma gráfica, visual e de fácil entendimento da equipe. A fim de mensurar a produtividade dos departamentos de atendimento e vendas.
  • Solução: Criar dashboards digitais integrados ao sistema do CRM, utilizando Power BI. Com isso, foi possível identificar os níveis de produtividade e pontos de melhoria.
  • Tempo de Retorno de Investimento: 4 meses.

A L3 realizou um levantamento do uso e tratamento dos dados, aliados à governança e melhores práticas do mercado. Com isso, foi possível chegar a um resultado que trouxesse dados de alta qualidade e impacto em atendimento e vendas. Além de melhorar pontos que necessitavam de atenção.

Além do processo ser mais transparente, a produtividade dos colaboradores aumentou e a satisfação dos mesmos também. Visto que agora atuam de maneira mais assertiva e embasados em dados reais e seguros.

Educação

Uma rede global de instituições acadêmicas privadas procurou a L3 para analisar e otimizar o uso do portal do aluno.

  • O desafio: A empresa possui uma rede com mais de 470 estudantes. O portal do aluno recebia reclamações de forma recorrente sobre a demora do atendimento. Desde questões sobre  grade curricular, até o parcelamento de mensalidades, segunda via de boletos, etc. O desafio foi identificar quais eram os  índices de atendimento ao aluno, tempo de resposta, tempo de solução quando um aluno abre uma ocorrência no setor de atendimento.
  • Solução: Criar dashboards digitais integrados ao sistema CRM, utilizando Power BI. Como resultado, algumas ações foram automatizadas. Enquanto outras, que dependem de atendimento humano, foram aceleradas. O número de reclamações diminuiu consideravelmente, enquanto a satisfação dos alunos aumentou na mesma proporção.
  • Tempo de Retorno de Investimento: 10 meses.

A L3 conseguiu identificar, junto a empresa, quais eram os dados mais relevantes para cada situação e como deveriam ser tratados. A cultura Data Driven foi implementada na companhia. Em paralelo, integrações de inteligência artificial auxiliaram no desenvolvimento do projeto. Hoje o portal do aluno possui interface mais amigável e os processos são resolvidos mais rapidamente.

Chegou a sua vez de ser Data Driven

O uso dos dados veio para facilitar o trabalho de todos. Agora é a sua vez de iniciar esse processo na sua empresa. É o momento de analisar quais são os pontos de otimização antes de escolher uma ferramenta Data Driven. Lembre dos pontos de atenção que falamos anteriormente:

  • Tenha o propósito do projeto muito claro
  • Assegure-se de ter apoio executivo para a mudança de cultura
  • Tenha processos de governança
  • Garanta a qualidade dos dados
  • Tenha processos que auxiliem na melhor interpretação dos dados

Você não precisa iniciar esse movimento sozinho e nem investir dinheiro no escuro. Nós, da L3, reunimos nossos 15 anos de experiência e conseguimos hackear a jornada de Data Driven. Desenvolvemos um diagnóstico que identifica o seu nível de maturidade em cada um dos itens listados acima. E mais: nós oferecemos recomendações de acordo com o seu nível e seu segmento no mercado.

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