De acordo com o 2024 Work Trend Index Annual Report da Microsoft e LinkedIn, publicado em maio deste ano, o uso da Inteligência Artificial Generativa duplicou nos últimos seis meses e chegou agora ao seu momento mais crítico: passar de experimentação para transformação dos negócios. Ou seja, chegou o momento de adotar a IA amplamente por toda organização para escalar os seus ganhos e mudar a forma como a empresa opera.
A pesquisa realizada pela Edelman Data & Intelligence, entrevistou cerca de 31 mil colaboradores ao redor do mundo, desde colaboradores que não utilizam a IA até especialistas, líderes e tomadores de decisões. Os principais insights da pesquisa são:
- IA no trabalho: um pedido dos próprios colaboradores
- Uma nova forma de trabalhar com a IA
- “Segurança” é a palavra para escalar IA
Inteligência Artificial no trabalho: um pedido dos próprios colaboradores
Segundo o estudo, 75% dos colaboradores já utilizam IA no trabalho, sendo que 46% começaram a usar há menos de seis meses. Os principais relatos são em relação a economia de tempo (90%), focar em tarefas mais importantes (85%) e maior criatividade (84%). Além disso, a pesquisa também trouxe dados sobre a visão da liderança. Os números mostram que 79% dos líderes concordam que adotar IA é uma necessidade competitiva. Porém, 59% expressa preocupação em quantificar os ganhos de produtividade para justificar o investimento. Ao passo que 60% dos líderes entrevistados temem que a liderança da sua organização não tenha um plano e uma visão clara para implementar inteligência artificial.

Como o movimento “Bring your own AI” está colocando as empresas em risco
“Bring Your Own AI to work”, ou “Traga sua própria IA para o trabalho”, é um movimento emergente onde os colaboradores fazem uso de modelos de IA, independente das orientações dos empregadores. A pesquisa encomendada pela Microsoft e pelo Linkedin mostra que 78% dos colaboradores estão trazendo suas próprias IAs (BYOAI). O número cresce para 80% em empresas pequenas e médias. Um dos impulsionadores para esse movimento é o excesso da carga de trabalho. Visto que 68% afirma ter dificuldades como o ritmo e volume de trabalho, enquanto 46% sente-se esgotada.
Apesar disso, os sentimentos são conflitantes. Visto que mais da metade dos profissionais que usam IA no trabalho hesitam em revelar que a utilizam para realizar suas tarefas mais críticas. 53% admitiram que temem usar IA em tarefas importantes porque não querem parecer substituíveis. E isso vai muito além do medo dos colaboradores, pois representa um grande risco para a empresa.
Principais riscos
- Violação de privacidade e dados: sem medidas adequadas para o uso de dados e IA, existem riscos de vazamento de dados e de não conformidade com regulamentos de privacidade, como a LGPD no Brasil e a GDPR na Europa.
- Decisões injustas ou discriminatórias: sem a governança e o treinamento adequado, a IA pode sugerir decisões enviesadas e discriminatórias.
- Dependência excessiva e falta de transparência: A falta de transparência pode dificultar a identificação de erros ou a auditoria das decisões tomadas por IA.
- Falhas de cibersegurança: Sem a segurança adequada, sistemas desestruturados estão suscetíveis a ataques cibernéticos para roubo de informações.
- Quebra nos processos de negócio: Mudanças não monitoradas ou não autorizadas nos algoritmos podem levar a resultados inesperados ou enviesados, que não condizem com a operação e a estratégia da empresa.
- Problemas de integração: A falta de transparência sobre o uso de IA prejudica a integração com outros sistemas, levando a incompatibilidades, ineficiência e perda de dados.
- Danos à reputação da empresa: Incidentes como violação de dados, decisões discriminatórias ou invasões cibernéticas podem gerar danos significativos para a reputação da empresa. Além de possível dano financeiro, como multas ou perdas de contratos.
Uma solução para resolver esse problema é iniciar um programa de adoção e aceleração do uso de inteligência artificial. Assim, a implementação e uso de IA acontece de forma estruturada e segura, com níveis de permissionamento, regras relacionadas à segurança dos dados e dos colaboradores. Os líderes entrevistados compreendem o potencial de transformação da IA. Afinal, nos próximos cinco anos, 41% dos líderes entrevistados esperam redesenhar processos empresariais com IA. Além de orquestrar (38%) e treinar uma equipe de bots de IA (42%) e garantir a utilização da mesma de forma ética (47%).
Inteligência Artificial e uma nova forma de trabalhar
Um dos principais insights do estudo foi que a percepção de que a IA está mudando a forma de trabalhar e redefinindo carreiras. Embora os colaboradores tenham medo de perder o emprego para a Inteligência Artificial, os líderes temem mais ainda a escassez de mão de obra especializada.
De 2016 até agora, as contratações de talentos técnicos em IA cresceram 323%. Agora, o foco é contratar pessoas de negócios que saibam utilizar essa tecnologia. Os números mostram que 66% dos líderes não contratariam um candidato sem essas habilidades. Ademais, 71% prefere contratar uma pessoa menos experiente mas que saiba usar ferramentas de IA Generativa, como Copilot e Chat GPT. Inclusive, 77% dos líderes entrevistados apontam a IA como uma oportunidade de atribuir mais responsabilidades aos colaboradores mais juniores.

Em contrapartida, as empresas não estão investindo na mesma proporção. Visto que o estudo mostrou que 61% das pessoas no mundo que usam IA no trabalho não receberam treinamento das empresas onde atuam. A perspectiva não é das melhores, pois apenas 25% das empresas responderam que planejam oferecer treinamentos de IA Generativa. Sendo assim, os profissionais se veem obrigados a buscar esses aprendizados por conta própria. Além disso, 76% afirma que precisam de habilidades em IA para permanecerem competitivos no mercado de trabalho. Ademais, 69% acreditam que a IA vai ajudá-las a conquistar uma promoção e 79%.
Está claro que a Inteligência Artificial está criando novas carreiras e os profissionais querem fazer parte disso. Agora é o momento das empresas darem o próximo passo e investirem em programas de adoção e aceleração de IA. Porque, além de manter a governança e segurança, também capacita os colaboradores no uso da IA. Com isso, além de aumentar a produtividade, vai permitir que os mesmos fiquem livres para executar tarefas mais estratégicas e criativas.
“Segurança” é a palavra para escalar Inteligência Artificial
O estudo mostrou que o momento de experimentação já passou. Agora começa a fase mais difícil: a Transformação Digital por meio da Inteligência Artificial. Ou seja, é o momento de adotar IA de forma estruturada dentro da empresa. Caso contrário, os talentos irão buscar novas oportunidades, além da organização não prosperar na mesma velocidade de suas concorrentes. É o momento de aproveitar o entusiasmo dos colaboradores e o desejo dos líderes por resultados.
A palavra para esse momento é “segurança”. Os riscos por não assumir a iniciativa de IA de forma organizada são gigantescos. Por isso, a melhor solução é implementar um programa de Adoção e Aceleração do uso de Inteligência Artificial Generativa. Isso consiste em:
- Qualificar os colaboradores acerca do que é Inteligência Artificial e seus usos, para nivelar o conhecimento.
- Identificar oportunidades de uso da IA dentro da companhia
- Definir regras de governança, segurança e permissionamento de dados
- Criação de um plano de implementação e otimização da tecnologia
- Criação de um centro de excelência para promover a melhoria contínua da tecnologia e disseminação das melhores práticas
- Workshops e treinamentos de atualização periódicos

Ao fazer isso, é possível definir uma estratégia coerente do uso da IA alinhada aos objetivos e metas da empresa. A priorização das iniciativas vai permitir iniciar com atividades de maior impacto e menor custo, uma das maiores preocupações dos líderes atualmente. Além de permitir o acompanhamento de métricas e KPIs do projeto, também será possível otimizar o uso dos recursos e garantir que os investimentos de IA gerem retorno significativo em tempo real.
Além disso, ao adotar um plano, é possível mitigar riscos, falhas de segurança, violações de privacidade e decisões automatizadas imprecisas. Todas as implementações de IA serão feitas em conformidade com regulamentações e políticas de segurança para evitar multas e sanções. A governança de dados também é um dos ganhos, pois vai garantir a qualidade, integridade e segurança dos dados utilizados nos modelos de IA. Bem como os padrões e melhores práticas para o desenvolvimento e implementação de soluções de IA, com consistência e qualidade dos resultados.
Esse movimento também impacta a cultura organizacional, visto que facilita a mudança cultural necessária para adoção bem sucedida da tecnologia. Os treinamentos e capacitações dos colaboradores ajudam a promover uma cultura de inovação, aprendizado contínuo e letramento digital. Um programa de Adoção promove uma abordagem contínua também à inovação, garantindo que a empresa esteja na vanguarda das tecnologias emergentes.
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