L3 Talks - Destaque

Transformação Digital: o que é?

Transformação Digital: entenda o que mudou no conceito

Transformação Digital, ou Digital Transformation, refere-se a aplicação da tecnologia da maneira correta. Ou seja, utilizar a tecnologia de forma que seja possível reduzir custos, minimizar os riscos, aumentar a receita e propagar a marca

Mark P. MacDonald, Distinguished VP Analyst do Gartner, publicou uma definição revisada sobre o conceito. Antes, Transformação Digital referia-se a aplicação das tecnologias e práticas mais recentes, focadas em um modelo de negócios digitais de alto impacto. Para Donald, essa visão é limitante e não condiz com o cenário mundial pós-Covid. Dessa maneira, a Transformação Digital é vista como uma forma de acelerar processos de forma mais rápida e barata, limitada apenas pela aquisição e implementação da tecnologia em si.

Donald define que a Transformação Digital é, hoje, tanto uma forma de trabalhar quanto de pensar. Ela ainda se refere a aquisição de tecnologias, porém vai além. Pois, engloba a análise crítica do modelo operacional e nos processos. É preciso alinhar processos internos e externos, por meio da tecnologia, para alcançar os objetivos de negócio.

Porque Transformação Digital é importante

A Transformação Digital deixou de ser uma opção ou modelo de negócio depois da pandemia de covid-19. Hoje ela é uma necessidade para as empresas que desejam prosperar no mercado. Para se destacar, as empresas precisam entregar uma excelente experiência para os clientes, tomar decisões baseadas em dados e reduzir custos com automação de processos. Isso só é possível com a aplicação correta da tecnologia. Por isso a Transformação Digital é mais do que um pré-requisito para qualquer negócio.

Hoje, as empresas estão buscando atingir o sucesso por meio da combinação de receita e processos internos. Um trecho da pesquisa Gartner CIO and Technology Survey (2022) mostra, de maneira elementar, a porcentagem média de receita e processos que utilizam tecnologia digital. Isso demonstra que o escopo e o foco de Transformação Digital estão permeando os principais setores do mercado.

Transformação Digital: Gráfico que mostra o percentual médio de processos digitalizados em 2023
Traduzido de: Gartner 2022 CIO and Technology Executive Survey

Entretanto, apesar da figura demonstrar que todos os setores almejam gerar uma porcentagem maior de receitas do que a porcentagem de processos em negócios de transformação digital, essas receitas não são atendidas por processos digitais, conforme demonstra a pesquisa. É preciso superar o que o Gartner chama de “Deserto Digital”. Donald define esse deserto como o “terreno” da Transformação Digital que existe entre a digitalização limitada e a transformação totalmente digital. O resultado dessa jornada é a manutenção da competitividade das empresas.

O papel da TI para a Transformação Digital

A área de TI tem um papel fundamental na jornada de Transformação Digital, não apenas pelo uso da tecnologia. Mas também pela sua importante atuação para alcançar os objetivos de negócio. O time de TI será o responsável por liderar a conexão entre a parte tecnologia e a parte humana, para reduzir custos, mitigar riscos, aumentar receitas, aumentar a qualidade dos serviços e produtividade.

O passo a passo para a Transformação Digital do seu negócio 

A Transformação Digital é um processo contínuo. Para iniciá-lo é preciso analisar o seu negócio e elucidar alguns pontos, que categorizamos em oito categorias:

  • Propósito do projeto
  • Apoio Executivo
  • Digital Literacy
  • Customer Experience
  • Data Driven
  • Hyper Automation
  • Cloud Strategy
  • Managed Services

Os três primeiros são o norte que vai orientar os demais. Eles serão a fundação para a mudança.  Para isso, vamos entendê-los melhor a seguir.

Propósito do projeto

O processo de Transformação Digital precisa ser encarado como um projeto. E como todo projeto, é preciso deixar claro desde o início qual é o seu principal objetivo. Bem como o resultado esperado, com base em quatro pilares:

  • Aumentar receita
  • Reduzir custos
  • Mitigar riscos
  • Reforçar a marca

Além disso, é preciso atribuir indicadores de controle. Além de benefícios mensuráveis para ajudar a equipe a compreender o valor que deverá ser entregue e saber se está na direção correta.

Apoio executivo

É raro ver um projeto interno dar certo sem o apoio dos colaboradores. Principalmente quando falamos de uma mudança cultural tão impactante como a Transformação Digital. Por isso, os primeiros que devem apoiar essa iniciativa são a alta administração.

É preciso que os executivos tenham claro o objetivo, os benefícios e o resultado esperado. Dessa forma, será mais fácil propagar a mudança por toda companhia.

Digital Literacy

Digital Literacy pode ser traduzido como “alfabetização digital”. Essa etapa é muito importante, pois o projeto de Transformação Digital, além de ser uma mudança cultural, também refere-se a aplicação e uso da tecnologia. Por isso, é muito importante que todos, principalmente as pessoas envolvidas diretamente no projeto, tenham seus conhecimentos alinhados.

Não estamos falando de aprender linguagens de programação. Mas sim do processo de leitura e compreensão de dados e impacto das tecnologias no negócio. Entender o que está sendo feito e qual será o resultado esperado, reduzindo o risco de frustrações no uso da tecnologia.

Customer Experience

Adquirir novos clientes é muito mais caro do que manter os atuais. Por isso, após estruturar o projeto de Transformação Digital, o primeiro marco é trabalhar na Experiência do Cliente (ou Customer Experience). Cada ponto de contato com os clientes deve ser muito bem pensado, para ele sentir que as necessidades dele estão sendo atendidas.

E aqui, é preciso entender que um bom atendimento não é mais um diferencial. A experiência como um todo precisa estar alinhada, desde o momento de prospecção até o pós-venda. Por isso que a Transformação Digital é um projeto que envolve todos os setores da empresa.

Data Driven

Em linhas gerais, Data Driven é a combinação de dados internos e externos com a experiência humana para a tomada de decisões mais assertivas. Os dados precisam ser gerados e coletados a partir de fontes confiáveis e verdadeiras para que isso seja possível.

Em um cenário de Transformação Digital, todos os gestores e colaboradores têm operações baseadas em dados, e com isso, conseguem gerar demandas e receitas previsíveis e sustentáveis a longo prazo. Por isso, é importante que a companhia seja orientada a dados para suas decisões.

Hyper Automation

Quando falamos de ser uma empresa Data Driven, precisamos falar também sobre Hyper Automation. Isso vai muito além de integrar softwares. O objetivo é automatizar e acelerar processos, a fim de entregar resultados melhores. Apesar de ser extremamente tecnológico, esse não é um processo rápido. Isso porque depende da curva de aprendizado das pessoas que irão utilizar as tecnologias (Digital Literacy).

Porém, uma vez que essa barreira seja eliminada, o aumento da produtividade cresce. Bem como os erros e tempo investido para realizar tarefas diminui.

Cloud Strategy

A globalização e o avanço tecnológico substituíram as salas  de servidores físicos por armazenamento em nuvem. Entretanto, Cloud Strategy vai muito além disso. Esse é o oitavo e último tópico no processo de Transformação Digital. Isso vai muito além do puro armazenamento em nuvem. Estamos falando de elaborar um plano organizacional para aprimorar a performance dos negócios de TI, tornando os processos mais ágeis e flexíveis. Tendo o modelo de TI priorizado em toda companhia. 

Managed Services

Os serviços gerenciados referem-se à melhoria contínua da operação. E aqui é importante entender que ele não diz respeito ao suporte reativo, que é acionado quando algo não vai bem. Mas sim o atendimento proativo para medir o impacto das ações da empresa nos clientes. O processo precisa ser estruturado com etapas claras de engajamento. Essa também é uma ótima oportunidade para identificar novas oportunidades de negócio via cross e up sell. 

Os serviços gerenciados entram em vigor para garantir a manutenção e updates necessários das tecnologias entregues. Por isso, é de extrema importância que os colaboradores envolvidos no processo conheçam toda a operação interna e do cliente

É hora de executar

A Transformação Digital é um processo longo e de aprimoramento contínuo. A mudança do mindset cultural da empresa é o primeiro passo. Depois, é preciso fazer ajustes para manter as pessoas alinhadas com o propósito e os processos funcionando.

Para te ajudar a dar o primeiro passo, disponibilizamos o Checklist de Transformação Digital da L3

Utilizamos esse guia para implementar projetos em empresas de diferentes segmentos, como EDP Energia, Sumicity e Simpress.

Nosso site utiliza cookies de navegação e dados pessoais para aumentar a segurança e proporcionar a melhor experiência de navegação. Ao acessar e navegar você afirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.