Leads são pessoas ou empresas que demonstraram interesse na solução que você oferece. São oportunidades de negócio esperando alguém que saiba aproveitá-la. Ou seja, são os clientes potenciais cujos problemas podem ser solucionados pela sua empresa. Mas engana-se quem pensa que todos são iguais.
Nesse artigo você vai conhecer três tipos de leads, classificados de acordo sua origem. Bem como descobrir qual é o tipo ideal para o seu negócio. Além de entender como definir o Perfil de Cliente Ideal.
Tipos de leads
Leads Sementes
São chamados de “semente” os leads que levam muito tempo para dar algum retorno. Porém, uma vez que engajam com o seu negócio, apresentam as maiores taxas de conversão dentre todos os outros leads. Eles são resultados de indicações de clientes satisfeitos, buscas orgânicas, relações públicas, grupos de usuários e redes sociais. Para trabalhar com esse tipo de lead você precisa ter paciência e investir o seu tempo para desenvolver sua rede de contatos.
Leads Rede
Assim como o próprio nome diz, esse lead vem de uma grande rede lançada no mar da internet. São originados pelo time de marketing em campanhas de inbound. Por meio de campanhas pagas e orgânicas.
Leads Alvo
Esses são os leads capturados pelo seu time de Outbound Marketing, por meio de estratégias como Cold Calling 2.0, Top 10 clientes, etc. Saiba mais sobre o funil de vendas Outbound, acesse o artigo sobre o tema.
Qual o tipo de lead para o meu negócio?
O tipo de lead ideal para o seu negócios vai depender da sua estratégia. Pois, o que diferencia um tipo de lead do outro é a sua origem. Por isso você precisa ter um planejamento estruturado e um time para atender cada tipo de leads.
O perfil do Lead é baseado no Perfil Ideal de Cliente (PIC) do seu negócio. Esse levantamento vai ajudar a encontrar mais facilmente grandes clientes, através da segmentação inteligente. Além disso, você vai conseguir eliminar clientes sem perfil mais rapidamente e tornar o ciclo de vendas mais rápido e com taxas de conversão maiores. O ideal é que você não tenha mais do que 5 perfis para o seu negócio. Caso contrário, é muito difícil que o seu time de marketing consiga focar em todos. Ainda mais se o seu negócio estiver no início.
Como definir o meu Perfil Ideal de Cliente?
Para definir o Perfil Ideal de Cliente, comece segmentando o seu público pelo setor/indústria. Depois escolha quais são as empresas ideais nesse setor. Em seguida, encontre as equipes funcionais (departamentos) e influenciadores. Identifique os desafios e responda a pergunta: o cliente se enquadra no meu negócio?
Identifique os sinais vermelhos para saber se vale a pena trabalhar com este cliente. Ele acabou de contratar um produto/serviço semelhante ao que você oferece? Ele tem um departamento especializado na sua área? Eles investem o suficiente em negócios parecidos com o seu?
Em um terceiro momento, descreva os contatos ideais e os principais desafios dos clientes. A partir dessa análise você conseguirá distribuir os perfis para os times de inbound e outbound trabalharem de maneira mais eficiente, em busca de leads que atendam as características solicitadas. Por fim, escolha apenas os contatos que atendam aos três requisitos anteriores. Nesse sentido, lembre-se que você pode repetir esse processo de avaliação sempre que julgar necessário.