L3 Talks - Dicas do mercado

Tecnologia: 5 dicas para ingressar no mercado

De acordo com a lista Empregos em Alta em 2022, do Linkedin, pelo menos 14 deles trabalham diretamente com tecnologia. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES), o Brasil ocupa a décima posição de maior mercado do mundo no setor. Já na América Latina, o país lidera o ranking. Além disso, a Associação estima um crescimento de 13,3% nos investimentos em TI no Brasil em 2022. É incontestável que o setor de tecnologia foi um dos que continuou crescendo, apesar da pandemia. Ademais,  a demanda tornou-se muito maior do que a oferta. O que atraiu, inclusive, profissionais que desejam trocar de carreira. Afinal, o mercado pede por mais profissionais.

Primordialmente, a L3 é uma Consulting de Tecnologia e Transformação Digital. Nosso slogan é “IT is about People” ou “TI é sobre pessoas”, em português. Além disso, temos orgulho em ter um time de alta performance de composto pelas melhores pessoas do mercado. Nossa Head de Talentos, Michelle Andrade, conversou com os Eletrinos (colaboradores da L3) que transacionaram de carreira para tecnologia. Eles responderam à  pergunta “Que conselho você daria para alguém que quer ingressar no mercado de TI?”. Confira as principais dicas logo abaixo: 

O mercado de Tecnologia é gigante. Conheça-o.

Se você se interessou em ingressar no mercado de TI é porque tem afinidade com a profissão. Porém, na prática e no dia-a-dia, as coisas podem se apresentar muito diferentes. Portanto, faça um trabalho prévio de conhecer a fundo o mercado e/ou a tecnologia com a qual pretende atuar. Visto que o setor é muito promissor e bastante amplo. Afinal, há inúmeras formas de atuação. Por isso, pesquise bastante para entender onde está a sua paixão. Dessa forma, as redes sociais e mentores podem auxiliar muito aqui. 

Arrisque-se

Antes de mais nada, você não precisa ser bom para começar, mas precisa começar para ser bom. Pratique! Ou seja, busque oportunidades, aceite trabalhos temporários, ofereça ajuda em projetos, faça estágio e cursos práticos. Ou ainda, seja voluntário. Afinal, o importante é que vivencie e experimente a realidade desse novo contexto. Além disso, é preciso praticar o exercício da autorreflexão sobre ser isso mesmo o que quer fazer. Afinal, a experiência hoje é o que mais conta na hora ser considerado uma oportunidade.

Estude, estude e estude

Dedicação e disciplina são a parte primordial. Tecnologia requer uma carga densa e constante de aprendizado. Portanto, esqueça a ideia de que em determinado momento você dominará algo de modo a não precisar mais estudá-lo, as atualizações são constantes e você estará sempre aprendendo. Nunca existirá zona de conforto!

Seja pioneiro em trazer novos conhecimentos ao time, empresa e ao meio em que atua. É muito mais sobre o que é capaz de aprender do que sobre o que você já sabe. Esteja disposto. 

Networking é um grande aliado para trabalhar com tecnologia

A nossa carreira, bem como a nossa vida, é feita de conexões. O quanto somos capazes de nos conectar e nos relacionar com pessoas. Por isso, não tenha medo! Converse com pessoas da sua área e peça um bate-papo. Além disso, participe de eventos, palestras, webinars e esteja em contato com profissionais mais experientes. Conheça cada vez mais pessoas e mantenha comunicação com elas. O LinkedIn ainda é uma das melhores ferramentas para isso hoje. Por isso, mantenha-se ativo nela! Seja relevante e seja notado. Faça publicações relacionadas aos seus aprendizados e conquistas. Isso ajuda a mostrar o seu interesse na área.

O mercado de Tecnologia também busca Soft Skills

Habilidades e comportamentos garantem 80% do nosso sucesso profissional. O mercado de tecnologia exige sim solidez nos conhecimentos técnicos. Mas jamais deixe de desenvolver em paralelo habilidades como comunicação e inteligência emocional. Além de liderança, solução de problemas, flexibilidade e velocidade de aprendizado. Eles farão toda a diferença na jornada.

Dica bônus: invista no inglês.

O idioma não é obrigatório para dar o primeiro passo. Porém, quase todas as ferramentas e linguagens de programação tem como base a língua inglesa. Inclusive, os maiores repositórios e comunidades de tecnologia utilizam o inglês. O idioma entra como um facilitador da profissão além de ampliar significativamente as oportunidades mundialmente. Considere investir um tempo para aprender a língua na sua jornada para ingressar no mercado de tecnologia.

Gostou das dicas e quer ser um Eletrino? 

Você pode conferir as vagas disponíveis. Ou, caso nenhuma seja o que você está buscando no momento, você pode fazer parte do nosso banco de talentos. A L3 está em constante crescimento e busca por profissionais apaixonados por fazerem as coisas acontecerem.

Tecnologia: ingresse no mercado. Faça parte da L3.

Nosso site utiliza cookies de navegação e dados pessoais para aumentar a segurança e proporcionar a melhor experiência de navegação. Ao acessar e navegar você afirma estar de acordo com nossa Política de Privacidade.