O papel do CIO ganhou um peso cada vez mais estratégico, conforme os anos passaram e a tecnologia tornou-se essencial para as organizações. Antes, a área de TI e o diretor de inovação eram responsáveis apenas pelo gerenciamento estratégico e econômico dos sistemas de tecnologia. Hoje, a TI é a força que impulsiona a transformação dos negócios nas maiores empresas globais. Por isso, os CIOs tornaram-se estrategistas de negócios, junto ao conselho diretivo.
Durante a década de 2000 a evolução da internet, dos smartphones e da computação em nuvem elucidou a presença da tecnologia como algo cotidiano. Inclusive no mundo dos negócios. Isso foi um marco para a mudança do papel do CIO e da área de TI dentro das empresas. Além disso, o uso da nuvem foi uma mudança de despesa de capital para uma despesa operacional. Pois reduziu o custo e o tempo de fornecimento dos serviços. Nesse sentido, não era mais preciso gerenciar infraestrutura interna. Até mesmo o processo de contratação havia mudado. Visto que a aquisição das tecnologias era tão simples que a tomada de decisão não precisava mais passar por altos executivos. Logo, o CIO ganhou tempo para ser mais estratégico.
No período seguinte, de 2010 a 2019, o papel do CIO como agente da transformação digital ganhou forças. Entretanto, foi a pandemia o combustível que acelerou drasticamente o processo no mundo. O CIO ganhou ainda mais destaque nesse processo. Afinal, ele passou a ser o líder de negócios para conduzir a transformação em grande escala, de ponta a ponta dentro das empresas.
5 fatores que mudaram o papel do CIO
A jornalista Mary K. Pratt produziu o artigo “5 factors reshaping the role of the CIO in 2022” para a TechTarget. Sobre os fatores que influenciaram a mudança do papel CIO para o futuro dos negócios, baseado em entrevistas com diversos executivos e especialistas em tecnologia. Confira o TOP 5:
1. CIO e a geração de valor comercial
Já faz anos que os executivos C-Suíte das grandes corporações não olham para TI como um centro de custos, mas sim como facilitadores de estratégia. De acordo com Bobby Cameron, VP e Principal Analyst da Forrester, a TI e o CIO desempenham um papel fundamental na entrega de valor e na geração de receita para a empresa. Mais do que isso, os CIOs são os proprietários da receita.
Cameron ainda apresentou a classificação da Forrester para o nível de maturidade de TI, e disse que a maioria das empresas (58%) está no nível um, e apenas 3% no nível 3. Porém, enxerga uma mudança de um nível para o outro, pois os CIOs e líderes de negócio não estão mais sendo guiados por custos, mas sim por valor.
- Nível 1: tradicional (o CIO e a TI atuam como tiradores de pedido)
- Nível 2: moderna (o CIO é um parceiro estratégico de negócio para a C-Suite)
- Nível 3: ajuste do futuro (a TI e o CIO compartilham responsabilidade sobre o desempenho dos negócios e geração de receita).
2. Agilidade, inovação e transformação
A PwC realizou uma pesquisa sobre os fatores de crescimento mais críticos em 2022. O estudo apontou que 53% dos CIOs estão acelerando suas iniciativas por meio da transformação digital. Além disso, 43% tem como foco atualizar o modelo operacional para tornarem a área mais ágil. Para isso, a combinação de tecnologias (identidade digital, 5G, IoT, blockchain, metaverso, inteligência artificial, dentre outras) é o meio para sustentar a estratégia de inovação das empresas.
3. O cliente no centro e os dados como base
Customer Experience como foco das empresas já não é mais nenhuma grande novidade, ainda mais depois do período pandêmico. Sumana Nallapati, CIO da Inisght Enterprises afirma que essa deve ser uma das principais prioridades dos CIOs modernos. E, para alcançar esse objetivo, ela e seu time de TI estão construindo novos modelos operacionais baseados em dados, para permitir insights e dados prescritivos, orientados por inteligência artificial.
4. Segurança cibernética
Ao assumir o desafio de estar constantemente em expansão, as empresas também se colocam sob holofotes de ameaças cibernéticas. O CIO, entretanto, não pode ser mais reativo diante desse cenário. Afinal, é preciso que os riscos sejam considerados desde o momento da criação de novos serviços e produtos.
5. CIO como tecnólogo
Os CIOs sempre exerceram um papel muito mais técnico do que estratégico ao longo dos anos. Isso não será deixado de lado com o CIO moderno. Entretanto, fará parte de um tripé, com habilidades de negócio e estratégia. De acordo com o diretor administrativo do Boston Consulting Group, Benjamin Rehberg, os técnicos de TI querem ser liderados por pessoas técnicas, que entendam de tecnologia. Ademais, Rehber afirma que as novas tecnologias (inteligência artificial, blockchain, machine learning, etc) são tão complexas, que é preciso de um conhecimento aprofundado das mesmas para conseguir insights de alto nível.
A velocidade de transformação dos CIOs
Irvin Tyler é Distinguished Research VP e Key Initiative Leader da equipe de pesquisa de CIOs do Gartner. Uma de suas pesquisas mais recentes é “The new value proposition for the role of CIO” (a nova proposta de valor para o papel do CIO). Na pesquisa, Tyler define proposta de valor como a promessa que a empresa faz de capacitar os colaboradores, de forma que eles sejam capazes de alcançar seus principais resultados. No caso dos CIOs, essa proposta utiliza a tecnologia como meio para cumprir os objetivos da companhia.
Como desenvolver a proposta de valor do CIO?
Tendo em vista que o objetivo é alinhar a sua proposta com o perfil do seu cliente, você pode utilizar um canvas de proposta de valor. A Strategyzer recomenda algo parecido com o modelo abaixo:
Para desenhá-lo, você pode seguir os passos a seguir:
- Identifique seu nicho e o público alvo.
- Analise-os para identificar as melhores oportunidades de entrega de valor. Faça isso sob a ótica do trabalho, das dores e ganhos.
- Trabalho: Todos têm resultados a alcançar e “trabalhos a fazer”. Para facilitar a análise, algumas perguntas que podem ser feitas:
- Qual é o resultado mais importante?
- Qual é o “sistema de valores” envolvido?
- Que ações-chave para alcançar seu(s) resultado(s)?
- Você já fez isso antes?
- Quais são as principais emoções envolvidas?
- Dores: quais são os riscos e os obstáculos entre os resultados desejados. Para entender, pergunte:
- Como é a dor (cara, lenta, capacidade insuficiente)?
- Quais recursos são necessários, mas estão faltando?
- Que especialização é fraca ou ausente?
- Quais são os riscos?
- O que impede a tomada de decisão, planejamento, ação?
- Ganhos: quais são os resultados e quais expectativas que foram superadas. Alguns pontos que podem ser analisados:
- Como aumentar a confiança?
- O que poderia tornar o esforço mais rápido ou mais fácil?
- Que novos recursos são possíveis?
- Como você pode usar a inovação para expandir o potencial da solução?
- Trabalho: Todos têm resultados a alcançar e “trabalhos a fazer”. Para facilitar a análise, algumas perguntas que podem ser feitas:
- Mapeie suas ofertas para combinar com as oportunidades de entrega de valor.
- Acelerador de ganhos: Inove, forneça novas opções, desenvolva habilidades e ofereça velocidade aos processos.
- Remédio para dor: Encontre novas rotas, retire os empecilhos e forneça os recursos que estão faltando.
- Produtos e serviços (Ações de liderança): Forneça expertise, conexões e recursos.
- Envolva, explore e defina suas ofertas de valor propostas com seus principais interessados, com base em três níveis de valor:
- Resolver os problemas
- Aumentar a performance
- Expandir suas capacidades.
O próximo passo
Esse processo é o primeiro passo para fortalecer o papel do CIO dentro da companhia. Mas não é o final do caminho, muito pelo contrário. Esse é só o início da jornada para desenvolver uma proposta de valor. Para transformar a sua área de TI em uma área de negócios, guiada por um líder estratégico, é preciso atualizar a cultura da companhia para ser Customer Centric e Data Driven. A tecnologia será a base para essas duas operações. E a área de TI deixará de ser uma área de custos, para se tornar uma área de insights preditivos e soluções de negócios.