85% das vagas de emprego são preenchidas por meio de indicações. Este foi o resultado obtido em uma pesquisa feita pela consultoria The Adler Group, em 2021. Isto é, 8 em cada 10 oportunidades de trabalho nem chegam a ser divulgadas. Por isso a importância de uma boa rede de contatos, o famoso Networking. Reforçando os conceitos, “network” significa a sua rede de contatos em si. Enquanto “networking” é o exercício da sua construção, manutenção e desenvolvimento. Ou seja, é a ação de fortalecer as conexões através dessa rede.
E por que investir tempo em networking?
Construir uma rede de contatos de qualidade abre diversas portas. Por isso, é importante entender que essas relações podem trazer inúmeros benefícios e proporcionar ganhos mútuos. Entretanto, saiba que, apesar de quantidade importar, o fator decisor é a qualidade das conexões. Isso é cuidar da sua rede de forma estratégica. Dessa forma, se engana quem pensa que dedicar-se à sua rede só é importante quando está buscando um novo emprego ou captando clientes. Pelo contrário, muitas vezes, durante a busca por uma oportunidade profissional pode surgir um auxílio para outras frentes como novos projetos, benchmarkings, novos fornecedores e, não raro, uma duradoura parceria ou sociedade.
No entanto, o maior erro cometido hoje é buscar conexões com pessoas relevantes apenas no momento da necessidade. Visto que indicações acontecem porque já existe uma relação de troca e as pessoas estão dispostas a ajudar umas às outras. Então, se você espera ser lembrado por alguém, é importante que em primeiro lugar mostre onde ou como pode agregar valor. E depois esteja em sua memória recente através de uma conexão genuína. Seja pelas interações que tiveram, seja por seu conteúdo, sua marca pessoal ou mesmo pela sua disponibilidade em ajudar.
Além disso, um dos grandes benefícios do networking é a possibilidade de troca de conteúdos, informações e experiências. É seguro dizer que o ponto-chave do network é ampliar o conhecimento.
E como começar?
De maneira prática, mantenha-se positivamente ativo. Presencialmente, participe de eventos, busque envolvimento com pessoas novas. Primeiramente, faça perguntas sobre o outro, ao invés de falar de si ou do seu negócio logo de início. Demonstre interesse! Já remotamente, busque ter uma constância de atividades relacionadas à valor agregado em sua área de atuação. Se está começando agora ou com pouco tempo para produzir conteúdo, comece compartilhando algo bacana de alguém que admire ou uma matéria que achou relevante.
Já para manter um contato vivo, uma comunicação recorrente é fundamental. Desta forma, valorize o bom trabalho das pessoas, elogie, parabenize, envie uma mensagem sincera, faça um comentário. Além disso, sempre que puder, indique alguém que confia e sabe da competência para uma oportunidade. E claro, celebre datas importantes como promoções e mudanças de cargo, assim como o bom e velho lembrete de aniversário.
Dica da especialista: Estreitando as relações
A dica de ouro da CHRO da L3, Michelle Andrade é o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie. Confira o que ela tem a dizer sobre o livro:
Embora publicado pela primeira vez na década de 1930, o livro traz ensinamentos mais atuais do que nunca sobre convivência, relacionamento e influência. Trago abaixo 6 lições aprendidas nesta obra que irão ajudar muito na construção e manutenção de sua rede:
- Empatia é a chave das relações. Faça sempre o exercício de – de fato – se colocar no lugar do outro.
- Faça elogios sinceros sempre que puder.
- Mostre interesse genuíno pela pessoa com a qual está interagindo.
- (Saiba) e chame as pessoas pelo nome.
- Faça com que cada um se sinta importante e único.
- SORRIA! Esse é mais importante deles.
Inclusive, você pode seguir a Michelle no LinkedIn para acompanhar mais conteúdos sobre carreira. Aproveite a oportunidade e solicite o seu enquanto a ferramenta ainda está disponível gratuitamente.