A pressão do dia-a-dia, a falta de experiência na função ou até mesmo com o segmento podem levar o SDR a cometer alguns equívocos que prejudicam o negócio. Confira os 5 erros mais comuns que os SDRs costumam cometer.
1. Esperar resultados imediatos
Dependendo do tipo de negócio da sua empresa, ticket médio do seu produto ou serviço e do ciclo de vida médio de um lead, alguns processos podem levar mais tempo do que você esperava. Sendo assim, não fique ansioso e não tente acelerar processos para obter resultados o quanto antes. Respeite o tempo de cada processo. Afinal, contas que possuem muitas pessoas participando do processo de decisão costumam levar de duas a quatro semanas, ou até mais tempo. É preciso levar esse fator também em consideração.
2. Os SDRs não sabe escrever e-mails
Já falamos aqui na L3 Talks sobre boas práticas para escrever e-mails para seus prospects. Lembre-se de escrever e-mails que serão lidos e respondidos pelo celular. E, principalmente, seja honesto e claro em suas comunicações.
3. Querer falar com todo mundo de uma única vez
Não tente abordar todos os seus prospects de uma única vez. Aliás, separe-os em pequenos grupos de 10 contas, ou até menos. Assim você conseguirá dar atenção a todas elas e desenvolver um bom trabalho.
4. Os SDRs não sabem a hora de desistir
Esse é um dos pontos mais delicados e complicados para o SDR. É muito importante que você saiba o momento certo de descartar ou avançar uma conta. Por isso, é preciso saber qual o Perfil Ideal do Cliente. Entretanto, se isso não está claro, peça ajuda a um colega ou até mesmo ao seu superior. Afinal, isso vai influenciar na sua decisão.
Se você identificou que um cliente tem o perfil mas recebeu um não, não aceite ele se não vier de um decisor. Sendo assim, tente entender os motivos que levaram a isso. Seja insistente, porém sem ser chato. O mesmo vale quando clientes não atendem ao PIC. Investir neles é pura perda de tempo. É importante saber quando é o momento de abandoná-los.
5. Olhar para as tarefas e não para os resultados
As métricas servem para auxiliar você a medir a sua taxa de sucesso. Além disso, elas permitem que você avalie as suas ações e faça alterações durante o processo para aumentar essa taxa. Mas atenção, foque nas métricas que importam. Olhar para o número de ligações realizadas por dia não é tão útil do que olhar para quantos agendamentos na semana você gerou.
É importante medir os resultados que vão gerar dinheiro para a empresa e não que comprovem que você está trabalhando, isso já é o esperado.