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Hiperautomação, IA e Power Platform: supere os desafios

Em 2022 o VP do Gartner, Fabrizio Biscotti, afirmava que Hiperautomação não era mais uma opção, mas sim uma condição para sobrevivência. Estudos realizados pela Microsoft mostraram que 87% dos líderes de TI consideram as ferramentas de IA e automação inseridas em plataformas low-code cada vez mais importantes (Low-code signals, 2023). Além disso, a expectativa é de que 85% das empresas tenham processos híbridos com inteligência artificial, hiperautomação e interação humana (dado apresentado no Microsoft Empower Conference São Paulo, 2024).

O crescente avanço da tecnologia traz desafios para as empresas que desejam se modernizar. Sendo os principais, os desafios de:

  • Conhecimento: O que é hiperautomação? Quais as tecnologias que fazem parte dessa prática?
  • Aplicação: Como aplicar a tecnologia no dia a dia?
  • Governança: Como controlar de forma ética e segura o uso das tecnologias para escalar?

A seguir, vamos explorar cada um desses desafios. A começar, pelo desafio de conhecimento.

O que é Hiperautomação?

A hiperautomação é uma prática que faz uso da tecnologia para automatizar processos a fim de entregar resultados melhores. Como consequência, também reduz custos, mitiga riscos e pode auxiliar no aumento de receita. 

Existem inúmeras tecnologias contidas dentro da hiperautomação. As mais conhecidas são:

    • Inteligência artificial (IA): Sistema que simula a inteligência humana. Ou seja, a máquina aprende com as ações que são tomadas e, a partir disso, é capaz de tomar decisões autônomas de acordo com cada situação. Pode ser Preditiva ou Generativa.
    • Robotic Process Automation (RPA): De forma simples, é a criação de um robô que executa tarefas repetitivas em máquina, por meio da tecnologia. 
    • Digital Process Automation (DPA): Similar ao RPA, permite a criação de robôs para executar tarefas. Porém, permite automação resiliente e nativa em nuvem, por meio da criação de fluxos direto na nuvem.
  • Machine Learning (ML): Refere-se ao processo de aprendizado da máquina. É uma das formas de aplicar a IA. Não é possível aplicar machine learning sem inteligência artificial. Mas é possível utilizar a inteligência artificial sem fazer uso do machine learning.
  • Natural Language Processing (NLP): Refere-se a área da IA que une Machine Learning e Linguística. É o que fornece à máquina a compreensão da linguagem natural.
  • Intelligent Optical Character Recognition (OCR): É a capacidade da máquina de ler e interpretar imagens e caracteres. É a simulação da visão para a máquina. Pode ler arquivos digitalizados ou manuscritos.

O que é a Power Platform?

No contexto Microsoft, essas tecnologias estão concentradas no ecossistema da Power Platform. Os aplicativos mais populares são:

  • Power BI: Ferramenta de análise de dados e criação de relatórios e dashboards. 
  • Power Automate: Ferramenta para criação de fluxos de automação.
  • Power Apps: Ferramenta para criação de aplicativos.
  • Power Pages: Ferramenta para criação de páginas web.

Nos últimos anos, a Microsoft tem feito investimentos agressivos para trazer a IA e a Hiperautomação. Por isso, o uso de novos aplicativos se torna possível, como:

  • Copilot Studio: Ferramenta que permite a criação e personalização de Copilots.
  • Copilot: Assistente de produtividade de IA Generativa que integra todo universo Microsoft (Office, D365, Github e Power Platform).
  • IA Builder: Ferramenta para criação e utilização de modelos de IA personalizados em aplicativos e fluxos de trabalho.

As informações e dados de negócios são armazenados e gerenciados no Dataverse. Os conectores permitem que tudo esteja interligado, seja com as tecnologias Microsoft ou de terceiros. 

Ecossistema Power Platform: Hiperautomação e IA

Como usar IA e Hiperautomação?

A inteligência artificial e a hiperautomação podem ser aplicados a qualquer negócio, principalmente por meio das ferramentas do Power Platform, que são low-code/no-code. Confira alguns exemplos de acordo com setores:

  • Gás e Energia: A IA pode ser usada para prever condições climáticas e antecipar prevenções a catástrofe, direcionar demandas de energia para áreas em situação de risco ou ainda ser utilizada em um chat para ajudar a explicar as medições da conta de luz do consumidor.
  • Manufatura: A IA pode ser aplicada para criar receitas perfeitas para linhas de produção e otimizar a cadeia de suprimentos para ser mais econômica e sustentável.
  • Educação: Pode-se utilizar a IA em um chat para auxiliar os alunos na compreensão das matérias e ajudar nas dúvidas sobre carga horária e conteúdo programático. Também pode mapear e identificar quais são os gaps de aprendizado que precisam ser aprimorados para cada aluno, de acordo com o desempenho individual.
  • Varejo: o chat com IA pode auxiliar clientes com dúvidas sobre produtos. Também podem ser feitas aplicações para ajudar vendedores a entender as previsões de vendas e direcionar atividades para melhorar a taxa de conversão.
  • Finanças: É possível utilizar automação de processos de conciliação de contas, leitura de notas fiscais e distribuição de orçamento. Também pode-se automatizar indicadores de lançamento de despesas e processos de reembolso.
  • Governo: É viável utilizar a IA em chat para automatizar e desburocratizar o atendimento ao cidadão, consultas e agendamentos. Ou ainda, utilizar o chat para auxiliar no processo de imigração e segurança nacional.
  • Recursos Humanos: A IA pode ser usada em um aplicativo para solicitações de férias, envio de atestados, ciclos de desempenho, capacitação de funcionários e pagamento de folha.
  • Saúde: Pode-se utilizar a tecnologia para criar aplicativos de prontuários eletrônicos, análises de sentimentos para índices de dor em consultas online. Ou ainda criar um chat para marcação de consultas e portais para envio de exames laboratoriais.

Os exemplos foram algumas formas que a L3 encontrou de otimizar o uso da tecnologia em alguns clientes. Além desses, existem milhares de outras maneiras de aplicar a inteligência artificial e a hiperautomação. Como resultado, é possível identificar um aumento de receita, pois distribui melhor as tarefas e recursos, reduz o custo operacional e melhora a margem de lucro. Bem como uma redução de riscos, pois ocorre uma antecipação das situações de emergência e melhoria na segurança dos dados e processos. Ademais, a automação de processos rotineiros reflete na melhoria da eficiência operacional e criatividade dos funcionários.

Como escalar a Power Platform

Depois de entender os principais conceitos e entender como usar IA e Hiperautomação na Power Platform em diferentes contextos, o próximo passo é entender como governar de forma segura. Para isso, será necessário um Centro de Excelência Operacional. O CoE é uma equipe multidisciplinar que ajuda a fazer o uso excelente da tecnologia. 

O CoE para power Platform é muito vantajoso, porque auxilia a:

  • Entregar resultados mais rápido: Centraliza recursos escassos e de alta demanda, como conhecimento, habilidades e experiência de trabalho. O CoE é capaz de ampliar o alcance desses recursos e agilizar o acesso a eles em toda a organização.
  • Fazer uso eficiente dos recursos: O CoE é capaz de identificar e remover gargalos, aumentando a velocidade de entrega, desenvolvimento e manutenção de processos críticos de negócios.
  • Melhorar a qualidade dos serviços/produtos: Padronizando boas práticas em toda a organização. O CoE permite uniformidade de serviço e entrega de produtos, juntamente com experiências de cliente de ponta a ponta.
  • Otimizar recursos: O CoE remove práticas ineficientes e reduzem custos simplificando processos, criando ativos reutilizáveis e reduzindo a redundância.
  • Acessar o conhecimento na hora certa: O CoE facilita o aproveitamento do conhecimento certo em sua organização quando você precisar.

A L3 possui um framework de implementação de três etapas para ativação e adoção do CoE. Um conjunto de componentes, ferramentas e melhores práticas projetados para ajudar a desenvolver uma estratégia para adoção e suporte de Power Platform alinhado aos seus objetivos de negócio. 

Te ajudamos a vencer o desafio do conhecimento, com treinamentos e capacitações. Te ajudamos a aplicar a tecnologia, sustentar e refinar a sua operação com profissionais que vão atuar em estratégias de inovação. E, por fim, ajudamos você a governar com segurança e atuamos para garantir a melhoria contínua técnica e de negócios da sua empresa.

Queremos conhecer os seus desafios, entre em contato conosco pelo botão do WhatsApp.

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